No momento, você está visualizando Como a comunicação visual aumenta a visibilidade da empresa?

Como a comunicação visual aumenta a visibilidade da empresa?

Blog

Como a comunicação visual aumenta a visibilidade da empresa?

A sua empresa investe em comunicação visual? Caso a sua resposta tenha sido “não”, este artigo foi feito para você. Nele, traremos várias informações que podem ser muito úteis para que o seu negócio aumente a visibilidade e, assim, obter uma maior lucratividade.

Como são muitas as dúvidas que os empresários e gestores têm acerca do assunto, nós separamos as principais delas e vamos esclarecê-la a seguir. Se interessou pelo conteúdo? Então, não deixe de conferir o nosso texto prosseguindo com a leitura.

O que é a comunicação visual?

De um modo geral, podemos caracterizar a comunicação visual como um conjunto de elementos que representam visualmente uma marca. Sendo assim, o logotipo, os materiais gráficos, o layout dos ambientes físicos da empresa, uniformes e embalagens de produtos, são exemplos de como uma marca pode se comunicar com o público.

Vale ressaltar que, a comunicação visual faz com que as empresas se destaquem, fazendo com que as marcas que trabalham esse conceito têm mais chances de se destacar no mercado que as que deixam essa ideia de lado.

Como desenvolver uma comunicação visual eficiente?

Para que você consiga desenvolver uma comunicação visual eficiente na empresa, é necessário que haja um estudo da cultura organizacional da firma. Deve-se buscar conhecer a missão, a visão e os valores do negócio para que eles possam ser representados visualmente e repassados ao público.

Além disso, também deve ser analisado o público-alvo da empresa, buscando entender como essas pessoas assimilam as informações que recebem visualmente. O estudo de público pode ser feito por meio de pesquisas ou, até mesmo, pela observação de canais de relacionamento.

Também é possível agir estrategicamente utilizando-se de técnicas como a psicodinâmica das cores, que prevê que o cérebro humano reage de diferentes formas quando os olhos visualizam diferentes cores.

É por isso que marcas de alimentos ou redes de fast-food utilizam as cores vermelho e amarela, pois elas têm o poder de despertar a fome. Já o azul e o verde-claro, representam a serenidade e acalmam, sendo ideais para utilizar em consultórios médicos e estabelecimentos da área da saúde, por exemplo.

Quais materiais são mais indicados?

É preciso que você tenha em mente que tudo comunica, desde os cartões de visita até a estrutura física da empresa. Por isso não existe um material mais ou menos eficiente para fortalecer a comunicação visual, afinal, todos eles podem ser úteis — desde que trabalhados de maneira estratégica.

Além disso, tudo deve ser trabalhado em conjunto e seguindo a mesma estratégia e linguagem. De nada adianta a empresa adotar uma identidade visual bonita e bem trabalhada em suas redes sociais e materiais de papelaria se, ao receber um cliente, não ter uma sala de reuniões adequada, limpa e organizada, por exemplo.

Conseguiu entender melhor o conceito de comunicação visual e ver como ela pode ser trabalhada para aumentar a visibilidade e reforçar a marca da sua empresa? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo e responderemos o mais breve possível!

#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo

Deixe um comentário